quarta-feira, 5 de março de 2014

A única coisa que faz nos tornar um profissional é o conhecimento especifico daquela área, se o conhecimento que eu tenho, qualquer pessoa tem, a profissão não é necessária, se este fato em várias áreas é complicado, no Serviço Social, tem sido um problema sério e por conseqüência, um dos motivos o nosso baixo salário.
 
Ou seja, uma profissão somente é inserida socialmente quando ela é reconhecida como importante, e que qualquer um não faz. Quando um Assistente Social fala, que o que ele faz, qualquer um faz, a fala deste Assistente Social nos dá uma certeza, de que o que ele faz não é Serviço Social. Podemos pensar da seguinte maneira, se qualquer um faz o que um Médico faz, a sociedade tem necessidade dessa profissão?

A leitura Marxista da Sociedade é uma leitura, revolucionária. É uma leitura que visa a transformação, que visa a superação da sociedade capitalista, logo ela não vai ser aceita de uma maneira tão fácil.

Quando Marx tenta fazer uma leitura da realidade ele tenta ver por outras vias, é obvio que ele vai se inspirar em vários outros autores que vieram antes dele, ele foi um gênio, mas isso não veio do nada, ele estudou muito antes para chegar nas obras, que ele chegou, então ele vai buscar em vários outros autores formas de fazer essa leitura da realidade e chegar a sua obra final que é O Capital, que desvendou os Meandros do capitalismo, e o seu caráter revolucionário.

A sociedade é um processo, a vida é um processo que esta em constante transformação. O ser humano esta em constante transformação, assim como a sociedade, somos influenciados pelo nosso meio, influenciado pelas pessoas que convivemos, pela família, pelas instituições de ensino na qual estamos inseridos, pela mídia, pela arte, enfim tudo esta em constante transformação e isso nega as concepções de fim da historia.

A obra Marxiana deve ser o principio de qualquer leitura de Realidade, se formos fazer uma leitura da Realidade, fazer uma pesquisa, sobre uma manifestação
da questão social, por exemplo, a questão da Vulnerabilidade da População, a teoria da Marx tem como centralidade a questão do trabalho, é preciso entender que ao assumir a teoria Marxiana, que vai direcionar o trabalho quanto pesquisador, se somos marxistas, vamos assumir isso como um posicionamento político de quem quer uma sociedade diferente.

Um comentário:

  1. Certo dia eu estava pensando o porquê das diferenças exorbitantes das faixas salariais de todas as profissões... Questionei-me qual o motivo de tanta desigualdades, seja nos salários, seja na sociedade... Então percebi que estamos num sistema onde prevalece sempre o interesse dos donos do capital. Ora ,se determinadas profissões, como por exemplo o engenheiro, o arquiteto, o próprio médico, estes profissionais de uma forma direta ou indireta alimenta este sistema desumano, o Assistente Social consegue identificar onde está a falha da imensa desigualdade social e isso não importa à classe dominante, pois caso não houvesse tais problemas , o próprio sistema entraria em crise. Exatamente nessa linha de raciocínio, vejo a cada dia a necessidade de fazer e refazer a leitura da sociedade, pois desta forma, a minha futura profissão, quem sabe um dia, tenha um destaque ao qual lhe é merecido. Em vista disso, todas as profissões são importantes porque traz seus instrumentos necessários para a evolução e o compreendimento de todas as sociedades.

    ResponderExcluir